quinta-feira, 2 de junho de 2011

CALVINO: A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO POLÍTICO EM GENEBRA - PARTE 1

João Calvino considerado por muitos como o segundo patriarca da reforma protestante, que teve como base da sua doutrina os argumentos expostos por Martinho Lutero, e como conseqüência disso, a formação de mais uma vertente da reforma em meados do século XVI, que fortaleceu e polemizou a doutrina reformada.  Licenciado em direito e conhecedor do latim, faculdades que serão muito úteis em Genebra para toda sua argumentação e influência política, Calvino estruturará uma forte corrente protestante que em algumas regiões como Genebra, como será abordado aqui neste trabalho, ganhará formas solidificando e assumindo toda a doutrina protestante proposta a ele, e apesar de alguns como o humanista e bispo de Carpentras[1] acreditar que Genebra voltaria para as doutrinas católicas, será Calvino a responder por Genebra qual doutrina a ser seguida, a protestante, fato que ganha forças devido a já insatisfação dos príncipes da região com o catolicismo romano.

Calvino nascido em Noyon em 1509[2], logo cedo enveredado pelos caminhos da Igreja, também iniciou seus estudos muito jovem. Seu pai, Gérard Cauvin, um homem bem situado financeiramente e com relação social ativa, trabalhou e batalhou para obter cargos ligados de escrivão da cidade, agente fiscal como também secretário do bispo e senhor de Noyon. Assegurou os estudos dos filhos principalmente os de João, que logo já cumpria fielmente as orientações do seu pai. Percebe-se que em sua carreira de estudos, boa parte dentro dos ensinamentos católicos, como por exemplo, a sua boa passagem a escola escolástica, Calvino aos poucos se distancia dos humanistas se familiarizando cada vez mais com os escritos de Martinho Lutero, fato que o levará a tomar uma decisão muito difícil, de se ver seguidor da então recente corrente protestante e se desligar da igreja católica apostólica romana. Identificar ao certo o episódio ou dia em que Calvino assume definitivamente o caminho a seguir fica uma tarefa difícil, mas podemos ver claramente que em sua publicação em Basiléia da primeira versão da “Instituição Cristã” [3]já há a presença da doutrina reformada como doutrina de fé e prática. Episódios anteriores à publicação irão o fazer conhecido como protestante. Delumeau nos mostra um episódio que me chamou muito a atenção que foi anterior a publicação, ocorrido no discurso de Nicolas Cop que fazia no auditório em Paris.
Nicolas Cop era reitor da universidade e este fato causa um tumulto, pois se vê passagens inteiras do seu discurso, escritos de Lutero  que teve a mão de Calvino para elaborá-lo. Episódio que levará a expulsão dos mesmos da França. Vemos também nos ensaios da biografia de Calvino escrita por alguns autores que suas faculdades são analisadas em dois momentos: primeiro momento focado para os ensinos teológicos e que posteriormente vemos um enfoque nas ciências das leis, como também nas letras clássicas, conseqüência de uma frustração ocorrida devido à teologia católica romana.
Mas que caminho Calvino percorreu em Genebra? Qual a influência e seu papel na política? Como um homem desses veio a ser peça fundamental para a resistência ao Estado Católico e fortalecer a reforma protestante em Genebra? Essas são algumas perguntas que iremos responder e esclarecer o cenário ocorrido em meados do século XVI em Genebra e demais regiões envolvidas.


[1] DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. Pag. 118
[2] SILVESTRE, Armando Araújo. Calvino e a resistência ao Estado. São Paulo: Mackenzie, 2003. Pag. 81-82
[3] CALVINO, João. As institutas ou tratado de religião crista. São Paulo: Presbiteriana, 1985.


(Texto enviado por Ivatan Holanda - UFES)

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